Após 16 anos, Apple deixa Intel para fabricar os próprios processadores

Como se proteger de aplicativos que exageram na coleta de dados pessoais
19 de junho de 2020
Instagram lança no Brasil ferramenta de vídeo para minar o TikTok
24 de junho de 2020

A Apple Worldwide Developers Conference 2020 (WWDC, na sigla em inglês), conferência anual voltada aos desenvolvedores parceiros da empresa americana, revelou uma mudança drástica nesta segunda-feira, 22. A gigante de tecnologia fundada por Steve Jobs anunciou que pssará a utilizar processadores próprios para os novos computadores da linha Mac, encerrando uma parceria de 16 anos com a fabricante de microchips Intel. As máquinas turbinadas pelo Apple Silicon chegarão ao mercado até o final do ano.

A iniciativa da Apple é um sinal do crescente poder e independência da empresa, que já fabrica chips proprietários para iPhones, iPads e Apple Watch e agora fará a mesma coisa com seu produto mais robusto, o Mac. O Apple Silicon terá maior capacidade de desempenho sem aumentar necessariamente o consumo de energia dos computadores.

“Quando fazemos mudanças ousadas, é por uma razão simples, mas poderosa. Para que possamos produzir produtos muito melhores. Quando olhamos para o futuro, visualizamos alguns novos produtos surpreendentes e a transição para o nosso próprio chip personalizado é o que nos permitirá dar vida a eles”, disse o CEO da Apple, Tim Cook, durante a apresentação (totalmente virtual) na WWDC.

E o que isso muda na vida dos usuários? Será possível rodar nos Macs equipados com o novo Apple Silicon os aplicativos disponíveis para iPad, iPhone e Apple Watch sem a necessidade de adaptação. O fabricante, porém, diz que aqueles computadores mais antigos não devem se preocupar: a Apple afirmou que continuará a atualizar o sistema operacional macOS também para as máquinas com chips da Intel. A fornecedora divulgou nota dizendo que a Apple ainda é sua cliente em várias áreas de negócios e continuará a dar suporte nos dispositivos que tiverem seus chips.

Continua após a publicidade

Apesar da Apple ter se tornado autossuficiente ao projetar e produzir os próprios processadores – com a ajuda de parceiros asiáticos para a fabricação –, a Intel ainda é responsável por fornecer o produto para empresas como a Dell e a HP.

Confira os produtos da Etiquetaria Paulista!

Acesse:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *